quinta-feira, 2 de outubro de 2008

SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO PARANÁ - prof. PEDRO DEMO


PROFESSOR NÃO AUTOR GERA ALUNO NÃO AUTOR

A maneira como os professores lidam com a seleção dos conhecimentos e como transmití-los(processos pedagógicos), influenciam no modo de apropriação destes conteúdos pelos alunos.
O ensino de uma instituição deve fazer sentido num determinado contexto sócio-cultural. Professor Demo coloca que deve haver uma desconstrução da aula, deve-se aumentar a aprendizagem,não as aulas e os anos letivos.Só produz aprendizagem quem pesquisa.Através dela o conhecimento se constrói progressivamente,avança.Quem não pesquisa não tem assunto novo,não elabora idéias.Só pode ser professor quem é autor, quem utiliza-se da pesquisa,quem produz os seus textos.O professor precisa ter conhecimento do que é novidade (computador),precisa saber lidar com imagem,som,vídeo,animação,transformando-se em um discente que ensina a pensar,inovar e empreender.A educação deve priorizar a produção de uma consciência verdadeira,que faça os alunos produzirem o conhecimento de maneira eficaz,pois quem conhece questiona e quem não conhece apenas "engoli".

2 comentários:

Silvana Carvalho disse...

Oi, Sandra
Passei aqui para dizer que achei muito legal o que escreveste sobre Pedro Demo. Ser autor não é nada fácil, trilhar caminhos novos não é para qualquer um. Por isso que acredito muito que a Educação tem como mudar seu fluxo, porque existe professoras como tu, autora e preocupada em qualificar seus conhecimentos. Beijos e vá em frente. Sil Carvalho

Iris disse...

Olá, Sandra

Interessante tua colocação de que quem conhece, questiona. Fiquei pensando sobre isso. Ao observarmos crianças pequenas, o que chama a atenção são as inúmeras perguntas que levantam. Será que este pode ser um caminho interessante de promovermos a aprendizagem, ou seja, estimular perguntas ao invés de fornecer respostas?
Abra@os, Iris